Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011


A MP 520 demonstra a falta de compromisso do governofederal com os trabalhadores da saúde, pois teve desde o ano de 2006 para abrir concursos públicos, a fim de regularizar os trabalhadores terceirizados dos HU’s, mas acabou por deixar para o último dia para ‘resolver’ essa questão. No apagar das luzes baixa uma medida provisória, num período que dificulta a mobilização e o debate dentro da comunidade acadêmica e no conjunto da sociedade. A solução nos dada com a MP 520 é a criação de uma empresa pública do direito privado (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH), mas que na verdade, representa mais um ataque aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, legalizando o trabalho terceirizado, dividindo a categoria entre públicos e os privados, criando metas produtivistas, e não resolvendo realmente o problema dos trabalhadores. Será então, um problema de gestão dos HU’s ou o descaso do governo com o SUS?

Nós estudantes, também seremos afetados pela MP 520, pois com o HC sendo desvinculado da Universidade e a EBSERH tendo de cumprir metas produtivistas, será ainda mais difícil conseguirmos estágios no HC, precarizando o tripé ensino, pesquisa e extensão. A luta contra a MP 520 é das três categorias da Universidade, defendendo os trabalhadores, a qualidade do ensino e o direito ao acesso dos usuários do SUS.

Declaramos nosso apoio a paralisação dos técnicos, por reconhecer a importância de lutarmos contra a privatização do SUS, contra a precarização do trabalho, contra a MP 520! A luta dos trabalhadores também é a luta dos estudantes, todos contra a MP 520!

Nenhum comentário:

Postar um comentário